Home
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros,
com foco na transformação social.

Quem Somos

O Programa Juventude Transformando com Arte foi idealizado em 2005 pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP). Criado em 1991, o CEPP é uma instituição sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que atua na formulação, pesquisa, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e projetos sociais, em especial nas áreas de educação, juventude, cultura, saúde, desenvolvimento local, responsabilidade social e gestão municipal.

Para desenvolver as ações deste Programa, o CEPP constrói parcerias com um amplo conjunto de atores nacionais, regionais e locais, envolvidos no tema da arte e cultura e transformação social: organizações do terceiro setor, instituições governamentais, universidades e centros de estudos, empresas, profissionais, artistas e jovens de diversas regiões do Brasil.

O CEPP e o Programa Juventude Transformando com Arte integram a Rede Latino-Americana de Arte e Transformação Social. Criada em 2005 e fomentada pela Fundação Avina, esta rede é formada por 25 organizações do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Bolivia que realizam práticas com o tema da arte para gerar transformação social.

Coordenação

  Angela Nogueira  (clique para abrir/fechar)
Mestre em Administração pela COPPEAD e formada em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Assessora da Diretoria de Desenvolvimento Social e Infra-estrutura Urbana do BNDES, setembro/2000 a janeiro/2003. Foi Assistente do Diretor de Administração da Eletrobrás, de 1996 a 2000, onde foi funcionária desde 1976. É pesquisadora do Centro de Estudos de Políticas Públicas desde 2003. Integra a equipe de coordenação do Programa Juventude Transformando com Arte. É coordenadora do projeto do Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura e coordenadora executiva da Mostra Brasil.

Equipe

  Clarissa Teixeira  
Carioca com os dois pés em Brasília, trabalha há mais de dez anos com design gráfico e direção de arte. Fez cursos de especialização em graphic design em Londres e produção gráfica em São Paulo. Já foi vencedora, por duas vezes, no prêmio nacional Fernando Pini, da Abigraph. É responsável pela programação visual adotada pelo CEPP desde 2008.
  Cristiana Candal  
Formada em Sociologia e Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp e Técnico de Bailarino Contemporâneo pela Escola Angel Vianna. É colaboradora do Centro de Estudos de Políticas Públicas – CEPP. Foi coordenadora do 2a Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento dentro da programação da 2a Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte. Atua como consultora em outras organizações nas áreas de gestão, monitoramento e avaliação de projetos sociais, programas de responsabilidades social corporativa e pesquisa social.
  Juliana Pamplona  
Dramaturga, graduada no curso de Artes Cênicas na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com mestrado em Técnicas e Teorias Teatrais (UNIRIO). É editora do site Fórum Virtual de Literatura e Teatro. No CEPP, trabalha como colaboradora e assistente de pesquisa.
  Maria Carolina Trevisan  
Paulistana, formada em Comunicação Social pela PUC-SP, trabalha como jornalista desde 1997. É consultora da Fundação W.K. Kellogg em sua programação de equidade racial e inclusão social no Nordeste do Brasil. Também presta consultoria para o Instituto C&A, acompanhando o Movimento por um Brasil literário. É colaboradora do Centro de Estudos de Políticas Públicas onde é responsável pela comunicação do Programa Juventude Transformando com Arte. Colaborou para veículos como Istoé, Época, Marie Claire, Valor Econômico, entre outros. Organizou, com Leilah Landim, o livro Apoio Internacional ao Desenvolvimento Local – Experiências Sociais com Juventudes no Nordeste (Editora Peirópolis), sobre a programação de combate à pobreza financiada pela Kellogg no Nordeste do Brasil, na qual também trabalhou entre 2005 e 2009.
  Marivalda Klein   
Formada em Jornalismo, pela Sociedade Unificada Augusto Motta, trabalha no CEPP desde 2003, onde é responsável pelas atividades administrativo-financeiras do Programa Juventude Transformando com Arte.

Coordenação CEPP