Por que Juventude Transformando com Arte?

O Programa Juventude Transformando com Arte nasceu a partir do reconhecimento de que a arte e a cultura podem ser valiosos instrumentos de transformação social.  Diversas experiências artísticas e sociais de todos os cantos do país foram tomadas como referência. Muitas delas, possuidoras de metodologias reconhecidas nacionalmente e até internacionalmente, tanto por suas ações sociais quanto pela qualidade que se destaca no meio artístico. Esses grupos exercem grande poder de atração – em especial sobre jovens – abrindo portas para processos de construção de identidade, criação de laços afetivos e o desenvolvimento de novas alternativas de inserção e luta por  direitos e cidadania.

Essas iniciativas, presentes tanto em centros urbanos e periferias, quanto  em cidades de pequeno porte e em áreas rurais,  não raramente abrem oportunidades de capacitação e trabalho para os jovens, além de propiciar formas de geração de renda para os grupos, as organizações e para as comunidades envolvidas.  Esses componentes, unidos à energia e à determinação juvenil, são capazes de mudar a realidade social de uma comunidade.

Em locais onde as perspectivas são escassas, essas iniciativas acabam exercendo também a função de aumentar a autoestima dos participantes e criar uma maior identificação com o país, estimulando estes jovens brasileiros  a lutarem por uma realidade melhor, junto a políticas públicas voltadas para a juventude.