O mapeamento em São Paulo foi uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria de Juventude. Reuniu, de maio a outubro de 2009, 15 jovens pesquisadores e 2 coordenadores locais que, ao longo de cinco meses, descobriram e registraram grupos e projetos sociais com arte e cultura, voltados ou liderados por jovens abrangendo as 15 regiões administrativas do estado.
Como parte do mapeamento, 10 iniciativas em 10 diferentes cidades paulistas receberam a visita da fotógrafa Carol Quintanilha para registrar o trabalho realizado. As imagens, além de compor um acervo para os grupos fazem parte da publicação com os resultados do mapeamento no estado, a Revista Mapa da Mina.
Veja aqui os indicadores do Estado de São Paulo
Realização
As parcerias
A pesquisa teve a parceria das prefeituras de Ribeirão Preto, Sorocaba, São Vicente e Sertãozinho, que cederam espaço com computador, internet e telefone para os jovens pesquisadores moradores destas cidades. Contou ainda com o apoio do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), ligado à prefeitura de São Paulo, e da ONG Cidade Escola Aprendiz, locais de referência para a juventude paulistana. Essas instituições emprestaram seus espaços, computadores e telefones aos 11 pesquisadores sediados na capital.
A equipe
[Clique nas fotos para ampliá-las]
Coordenação
CEPP | Angela Nogueira
Local | Marla Andressa de Oliveira Santos
28 anos, coordenadora da equipe de jovens pesquisadores localizada no CCJ. É educadora, pós-graduada em Psicologia e mestre em Sociologia da Educação. Atuou como coordenadora da equipe alocada no Centro Cultural da Juventude - CCJ.
Apoio | Wilq Vicente
25 anos, designer. Faz mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, foi educador social, atuou em pesquisas, trabalhou com jovens e com arte e cultura. Atuou como coordenador da equipe alocada na Associação Cidade Escola Aprendiz.
Pesquisadores
Adriana dos Santos Ferreira
16 anos, estudante. É freqüentadora assídua do Centro Cultural da Juventude (CCJ), participou do Programa Fábrica de Culturas e integra o grupo Embatucadores.
Greicy Karla Faria
18 anos, estudante. Participou de cursos sobre arte na Associação Cidade Escola Aprendiz e tem experiência profissional em artes e moda.
Hebert Alves Senna
17 anos, estudante. Trabalha na Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2005.
Israel Francisco do Nascimento Neto
22 anos, educador social e articulador do grupo Literatura Suburbana, coletivo cultural que faz shows, oficinas, palestra, hip hop, literatura periférica e ensino étnico-racial. Foi da equipe do CCJ.
Jean Tadeu de Mello Silva
25 anos, estudante de psicologia. É estagiário na Associação Cidade Escola Aprendiz, trabalhou com movimentos sociais, no núcleo de trabalhos comunitários da PUC-SP e participou de eventos ligados ao tema da inclusão social. Tem experiência profissional em ONGs, no desenvolvimento de projetos sociais, nos movimentos negro e de hip-hop.
Karen Rego
22 anos, participou do grupo de teatro Cia Meses e integra o grupo de dança Corpo em Rito. Foi da equipe alocada no CCJ.
Leandro Gomes de Paula
21 anos, estudante de Direito e Filosofia, vive em Ribeirão Preto e faz estágio no Programa Ribeirão Jovem, da prefeitura.
Luciano Frontelle de Paula Filho
19 anos, vive em Sorocaba (SP) e participou de grêmios estudantis, fóruns e conselhos municipais de jovens, entre outras iniciativas e faz parte da Banda Marcial da cidade.
Marcio José Moreno
26 anos, estudante de jornalismo. É ator e participa do Saci – Sócio Alternativo Cinema Independente -, que exibe curtas nas periferias de São Paulo. O objetivo do grupo é “tentar mudar a forma de ver a produção áudio-visual”. Foi da equipe da Associação Cidade Escola Aprendiz.
Rimenna Procópio Preto
25 anos, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou trabalhos em produção de espetáculos, inclusive na IV Mostra Latino-americana de Teatro de Grupo em São Paulo. Atuou como atriz em diversos espetáculos e vídeos. Integra, desde 2007, o Grupo Gaya de Teatro (SP). Foi da equipe da Associação Cidade Escola Aprendiz.
Rodrigo Domenico Cezar
Apelido Dodô, 22 anos. Poeta, trabalha com projetos que envolvem dança e poesia, como o grupo Acid Popper e o Coletivo Literatura Suburbana. Trabalhou na equipe CCJ.
Rodrigo Felipe Costa e Oliveira Vieira
20 anos. Estuda Design Gráfico no Instituto Europeo de Design, fez cursos nas áreas de informática, design e artes, trabalhou na Associação Cidade Escola Aprendiz como assistente de educador. Faz intervenções urbanas e é parte do coletivo Feito, de jovens artistas urbanos.
Talita Leôncio
19 anos, estudante. Moradora de São Vicente, participa de diversas atividades e movimentos culturais na cidade.
Tiago Araújo Chaves
21 anos, morador de Sertãozinho. Técnico em gestão empresarial com ênfase em marketing. Participa de grupos de dança, teatro e música.
Vanice Deise
24 anos, estudante de Psicologia. Fez estágios na área de gestão escolar e alfabetização no Ensino Fundamental. Foi pesquisadora da equipe CCJ.
Outras regiões: