Home
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros,
com foco na transformação social.
Resultados do Espírito Santo

O mapeamento no Espírito Santo foi uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto Sincades. De abril a agosto de 2009, uma equipe de 6 jovens e uma coordenadora local, moradores de cidades da região metropolitana, rastrearam as iniciativas com arte e cultura por todos os 76 municípios do Estado.

Veja aqui os indicadores do Estado do Espírito Santo


As parcerias

A Phylarmonia Arte e Cultura viabilizou a infraestrutura para o trabalho da equipe, cedendo uma sala das instalações da Associação dos Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, situada no bairro da Enseada do Suá, em Vitória, com computadores ligados à internet e telefones.

Realização:   Parceria:   Apoio:  
PRODERJ   PRODERJ   Phylarmonia  

 

A equipe

Aprendiz Cajamar Ribeirão Preto São Vicente Sertãozinho Sorocaba

[Clique nas fotos para ampliá-las]



Coordenação
CEPP | Angela Nogueira  
CEPP | Juliana Pamplona  
Assistente de Pesquisa
  Local | Lilian Oliveira  
Guarapari, ES
Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Negócios, com experiência em administração de ONGs. Mobilizadora e instrutora em elaboração e acompanhamento de projetos socioambientais, com experiência em coordenação de Rede de Desenvolvimento Local. Atuou como coordenadora local da equipe do mapeamento no Espirito Santo.
Pesquisadores
  Damares Dias Nascimento  
Vila Velha, ES
21 anos, integrante do Projeto Vale Musica, toca violino há 6 anos. Participou dos Festivais de Inverno de Domingos Martins; já se apresentou com a Orquestra Filarmônica do ES no programa Concerto Didático. Atualmente está cursando Licenciatura na Faculdade de Música do ES.
  Thaíssa Trancoso  
Serra, ES
17 anos, integrante do Grupo Teatral Odomodê, é atriz e multiplicadora cultural do Teatro do Oprimido. Participou de oficinas de audiovisual com o grupo Ciranda Afro de São Paulo e de relação interpessoal no Secri. Atualmente cursando Teatro na Universidade de Ouro Preto-MG.
  Rodrigo Bernardo  
Vitória, ES
27 anos, mais conhecido como Mc Popay, é formado em Comunicação Social. Desde 1999, trabalha com música e o Funk consciente estreitou suas relações com as comunidades, principalmente de periferia. Participa de projetos sociais desde 2002, na organização de eventos e oficinas. Juntamente com outros jovens, criou o Instituto TamoJunto de Intervenções Urbanas, do qual é o Presidente.
  Marcelo Garcia  
Vitória, ES
27 anos, membro do grupo de Axé Impacto Perfeito, tem atuado junto aos movimentos juvenis organizando encontros e eventos de cunho sócio-cultural, buscando fortalecer espaços de visibilidade social para jovens da Grande Vitória.
  Jerdam Lúcio Pereira  
Vitória, ES
24 anos, um dos criadores e dançarino do grupo Afro Motumbaxé, tem atuado como oficineiro em projetos sociais como o Odomodê (Vitória/ES), Programa Arte Educação (BA), projeto SAF - Somos Artistas do Futuro (BA).
  Carlos Roberto de Sousa Junior  
Vitória, ES
16 anos, cursando o Ensino Médio, freqüenta o projeto do Centro Cultural Caieiras (Cecaes) desde a sua criação há 10 anos. Músico e compositor, participa de apresentações do grupo do Cecaes em diversos eventos e atua de forma ativa nas atividades do Ponto de Cultura Manguerê.



Outras regiões: