Home
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros,
com foco na transformação social.
Resultados da Região Nordeste

O mapeamento desta região contou com o apoio da Fundação Kellogg e envolveu uma equipe de 18 jovens pesquisadores, moradores dos Estados do Nordeste, uma Coordenação Regional do trabalho de campo e duas auxiliares de pesquisa, situadas em Pernambuco, além da Coordenação Geral do CEPP. A pesquisa identificou e registrou no banco de dados 572 iniciativas, nos 9 estados nordestinos, que trabalham a arte e a cultura em processos educativos e de transformação social.

Veja aqui os indicadores da Região Nordeste

Na fase de desenvolvimento da metodologia da pesquisa contou-se com o apoio do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), cedendo espaço e participando de um encontro com instituições do Rio de Janeiro que representassem as categorias contempladas no mapeamento. O objetivo foi o de refletir sobre o conteúdo do questionário e validar o instrumento de coleta de dados da pesquisa.

Participaram deste processo a Cia. Étnica, Escola de Gente, Nós do Morro, Spectaculu, Programa Social Crescer e Viver, Rede Funk Social e Fórum Social da Música. Contou-se também com a colaboração da Edisca, de Fortaleza, e do Espaço Compartilharte, de Teresópolis.

Caravana da Imagem – Um Registro Fotográfico

Para registrar toda a riqueza das experiências nordestinas, foi organizada a Caravana da Imagem, que contou também com o apoio da Fundação Kellogg. Durante 24 dias o fotógrafo argentino Luis Abregu percorreu mais de 1.600 quilômetros de Nordeste, visitando 15 cidades de 7 estados para registrar a beleza e as cores dos resultados artísticos de 35 iniciativas sociais com arte e cultura.

Além de registrar visualmente os resultados encontrados pela pesquisa no Nordeste e criar um acervo de imagens que mostram a beleza e a força dessas iniciativas, a Caravana da Imagem teve também por objetivo oferecer aos grupos e organizações um conjunto de fotos de qualidade, enriquecendo assim seus instrumentos de comunicação e de divulgação.

As fotos foram exibidas numa exposição organizada no âmbito da 1ª. Mostra Brasil, no Espaço SESC-Rio, no Rio de Janeiro, e fazem parte do livro “Caravana da Imagem” publicado pelo CEPP em 2008.

As parcerias

Para viabilizar o trabalho de campo, foram estabelecidas parcerias com 13 instituições que atuam nos diversos estados nordestinos, que além de fornecerem infra-estrutura de telefone e computador ligado à Internet, apoiaram o CEPP na identificação de jovens para participar da seleção para pesquisador. Foram elas:

Apoio:
Kellogg Foundation  


Parceiros locais:
Projeto Girassol, em Boca da Mata (AL) Centro de Referências da Infância e Adolescências – CRIA, em Salvador (BA) Instituto Elo Amigo, em Iguatu (CE) Formação , em São Luis (MA)        
Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA, em Gloria do Goitá (PE) Projeto Mandu, em Parnaíba (PI) Canto Jovem, em Natal (RN) Sociedade Semear, em Aracaju (SE)

Equipe

Coordenação
CEPP | Angela Nogueira  
  Local | Andréa Viviane Bezerra Frota  
Glória do Goitá, PE
31 anos, formada em Educação Física pela UPE. Possui formação artística pedagógica em teatro educativo para mobilização social, Atuou como Educadora do Centro de Resultados de Arte e Cultura do SERTA, além de coordenar e facilitar oficinas do projeto de formação de jovens. Coordenou projeto de formação e construção de grupos e peças teatrais nas escolas da região da Bacia do Goitá; de formação de jovens arte-educadores populares, com a linguagem do teatro, nos municípios do Sertão do Moxotó; de direção e produção do trabalho de arte-educação com jovens, no âmbito do Programa Geração, nas cidades de Capão Bonito (SP) e de Laranjeiras (SE). Atuou como pesquisadora no mapeamento de Pernambuco e como coordenadora regional nos mapeamentos dos demais estados do Nordeste.
Apoio | Lindicleide Maria da Silva  
Glória do Goitá, PE
Apoio | Marcela Lemos Ferreira e Silva   
Glória do Goitá, PE
Pesquisadores
  Isabelle Telles  
Boca da Mata, AL
22 anos, realizou trabalho voluntário como educadora social no projeto Girassol do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, e como secretária de finanças do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR. Foi Monitora de Inclusão Digital em projeto realizado pelo Banco do Brasil e CEMINA.
  Carla Rosana Aparecida de Morais  
Iguatu, CE
19 anos, estudante, Atuou como atriz da Cia. ORTAET de Teatro e integrou o “Movimento pela Valorização dos Artistas e da Cultura Iguatuense”. Participou da Formação de Adolescentes Voluntários e da Formação de Jovens Empreendedores do Instituto Elo Amigo (CE). Foi pesquisadora na pesquisa Linha de Base, financiada pela Fundação Kellogg, e no Mapeamento de grupos Juvenis, empreendido pela Rede Juventudes e Instituto Elo Amigo.
  Ariana Carolina da Rocha  
Icapuí, CE
19 anos, desempenha atividades na área de Gestão e Secretariado do Projeto Desenvolver (Icapuí-CE). Participou de cursos e oficinas de formação empreendidos pelo Projeto Desenvolver.
  Rochelly Euzébio de Lima  
Caucaia, CE
24 anos, formada em Assistência Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Chefiou o Núcleo de Gestão dos Centros de Referência da Assistência Social na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Caucaia Como bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP no do Núcleo de Pesquisas Sociais – NUPES, desenvolveu a pesquisa: Mapeamento e Estudo dos Movimentos Sociais em Fortaleza.
  Ryck Araújo Costa  
Parnaíba, PI
20 anos, cursando Licenciatura Plena em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piauí. Ator com formação na Academia de Artes e Cultura do Piauí, Atuou como instrutor de Artes Circense e Teatral em projetos com crianças e jovens e em escolas, e ainda como monitor do PETI.
  Andressa Lídicy Morais Lima  
Natal, RN
21 anos, graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi coordenadora de Movimentos Sociais do DCE-UFRN; Participou da realização, como líder estudantil e membro da GAL (Assembléia Geral de Estudantes de Ciências Sociais) do “I Fórum de Estudantes de Ciências Sociais” (FECS), Norte e Nordeste, em outubro de 2005, na cidade de Natal/RN.
  Neudson Penha  
Maranhão
Formado em Licenciatura em Educação Artística na Universidade Federal do Maranhão. Atua como ator e como educador na ONG Formação, na área de arte e cultura. Realizou trabalhos em produção e direção de espetáculos, além de diversas atividades em escolas, na área de educação artística.
  Adão Freire Monteiro  
Maranhão
Estudante de Artes Cênicas na Universidade Federal do Maranhão. Atua como ator e arte-educador. Faz parte do grupo de arte e cultura da ONG Formação.
  Tatiane Soares Lindoso  
Maranhão
30 anos, formada em Educação Artística – Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, na área de Artes Cênicas. Atriz profissional, integrante da Cia. Carona de Dança, Exerce diversas atividades no grupo de arte e cultura da ONG Formação, ministrando oficinas e atuando como arte-educadora.
  Karla Fernanda A. dos Santos  
Maranhão
Cursando o último período de Licenciatura em Educação Artística, pela Universidade Federal do Maranhão. É educadora no Centro de Apoio à Educação Básica, da ONG Formação, na área de arte e cultura (linguagens de Teatro e Dança). Realizou atividades em escolas, na área de educação artística. È atriz e atua nas áreas de produção e direção de espetáculos.
  Sergio Cordeiro de Sousa  
Serra Branca, PB
25 anos, estudante de Serviço Social na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Foi coordenador do Curso Pré-Vestibular Comunitário do INDECC/PB, e do Ponto de Cultura “Passos Cidadãos do Movimento Artístico Filhos da Serra”, ambos em Serra Branca. Exerceu atividades como Agente Local de Segurança Alimentar pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e como oficineiro do Programa Agente Jovem – Trabalhando Liderança e Auto-estima.


Outras regiões: