Home
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros,
com foco na transformação social.

Começa no Rio de Janeiro o Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura.

01 de Outubro de 2009

 

Jovens Pesquisadores da Capital, de Vassouras e de Nova Iguaçu em busca de iniciativas nos 92 municípios do Estado.

O Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) começou, em agosto, o Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura nos 92 municípios do Rio. Doze meninos e meninas – cujas vidas foram transformadas pelo contato com a arte – vão mapear projetos que reproduzam suas próprias experiências. O objetivo é identificar e registrar informações sobre grupos e organizações que trabalham em processos educativos de formação de cidadania e transformação social, permitindo o intercâmbio e a visibilidade das iniciativas fluminenses. Patrocinado pela Light, por meio da lei de incentivo do Governo do Estado, o projeto tem como parceiros o Oi Futuro e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).  

Nos próximos quatro meses, jovens da capital, de Vassouras e de Nova Iguaçu coletarão dados que servirão de base para orientar programas e ações do setor público e fornecer um raio-X do potencial desse tipo de iniciativas.  As informações farão parte do Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, referência nacional para esse tipo de informação.

“Temos a visão de que cada vez mais a iniciativa privada deve contribuir para o fortalecimento de manifestações artísticas voltadas para crianças e jovens como forma de inserção social”, afirma o diretor do Instituto Light, Mozart Vitor Serra.  Para Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro, parcerias como esta fazem parte da vocação do Núcleo Avançado de Educação (Nave), idealizado para disseminar as novas tecnologias educacionais aplicadas à rede pública de ensino médio. “Além disso,  o Laboratório de Interatividade Digital como espaço de intercâmbio atende ao anseio de todos nós, de estreitar os canais de comunicação com a comunidade.”

 

PARCEIROS - O grupo de jovens pesquisadores sediados no Rio utiliza as instalações do Núcleo Avançado de Educação (Nave), projeto que funciona em uma escola pública de alta tecnologia – o Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca. O Nave inclui um centro de pesquisa e inovações, voltado para a busca de novas soluções de ensino, além de um espaço para exposições e seminários. Resultado de uma parceria entre o Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a iniciativa capacitará os jovens para novas profissões do mundo contemporâneo.

Em Nova Iguaçu, a prefeitura cedeu um espaço com computador e telefone para os jovens pesquisadores que fazem parte da Escola Agência de Pesquisa daquele município. O Programa Integração pela Música (PIM) , que estimula a transformação através da musicalidade, hospeda uma pesquisadora sediada em Vassouras. A ONG Spectaculu cedeu espaço para treinamento. No Rio, os jovens pesquisadores fazem parte da Spectaculu, do Instituto Tear e do Galpão Aplauso.

JUVENTUDE E ARTE – O Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura faz parte do Programa Juventude Transformando com Arte, idealizado e coordenado pelo CEPP há quatro anos. A Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, outra ação do programa, acontece no Rio de Janeiro a cada dois anos e leva para o palco de grandes teatros algumas das experiências descobertas pelo mapeamento.



outras notíciasVer outras notícias