Home
Ações integradas que visam contribuir para identificação, fortalecimento e divulgação de grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros,
com foco na transformação social.

3ª Mostra Brasil leva ao palco do Teatro Carlos Gomes o “Brasil de todas as Cores”

18 de Agosto de 2010

 

As mais variadas manifestações da cultura brasileira expressas em diferentes linguagens, jeitos, origens e misturas.

As mais variadas manifestações da cultura brasileira expressas em diferentes linguagens, jeitos, origens e misturas. É o “Brasil de todas as Cores”, tema da 3ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), que será realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, no Rio de Janeiro. A cidade será o ponto de encontro para cerca de 440 jovens e artistas que participam de grupos e organizações que trabalham com arte e cultura com foco na transformação social. São 23 grupos vindos de 17 cidades espalhadas pelas diferentes regiões do país.

Com uma programação intensa, a 3ª Mostra Brasil inclui seminários, visitas e oficinas, além de três noites de espetáculos gratuitos no Teatro Carlos Gomes. As apresentações serão nos dias 23, 25 e 26 de agosto, a partir das 19h30. O primeiro dia será dedicado à música, o segundo à dança e no terceiro dia entra em cena um espetáculo de mistura de linguagens, envolvendo música, dança, teatro, poesia, coro e circo. Sob curadoria de Karen Acioly, Carlos Cavalcanti, Fred Paredes e Jayme Vignoli, o evento oferece condições para que os grupos participantes possam se apresentar em palcos preparados para recebê-los com qualidade profissional. Em cada uma das três noites será apresentado um espetáculo inédito, sob a batuta destes profissionais, a partir do repertório de cada grupo.

Grupos consagrados como o AfroReggae, a Cia. Étnica de Dança, do Rio de Janeiro e a Cia. Ballet de Rua, de Minas Gerais, estarão, mais uma vez, presentes na Mostra, que ainda traz grupos artísticos que irão se apresentar pela primeira vez em palco carioca. É o caso do Grupo Cultural Caboclo, que vem de Lagoa de Itaenga, no interior de Pernambuco, e vai se apresentar com jovens repentistas e coco de roda. Vindo do Ceará, destaca-se a Escola de Dança de Paracuru, que oferece formação em dança para cerca de 200 alunos. O grupo, que se apresenta em diversos teatros do Nordeste, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro para participar da Mostra. De Tatui, no interior de São Paulo, virá a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, que já participou de importantes eventos de música em países como Alemanha, Espanha e Holanda.

Como parte da programação da 3ª Mostra, será realizado, no dia 24 de agosto, na Casa de Rui Barbosa, o 3º Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento, com o tema “Diversidades e Identidades: Lugares e Caminhos”, dando sequência ao diálogo e reflexão iniciados em 2006, na 1ª Mostra Brasil. Esse encontro permite a participação ativa dos jovens, relatando suas experiências, refletindo e debatendo sobre questões que afetam as suas vidas e as suas comunidades. E também reúne representantes do Ministério da Cultura, de governos estaduais e municipais, pesquisadores, além de diversos profissionais que atuam neste terreno. Durante o Seminário, serão lançados dados inéditos do “Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura” em três estados da região Sudeste (ES, SP e RJ). A pesquisa, coordenada pelo CEPP, registrou grupos e instituições que trabalham com arte e cultura, envolvendo jovens brasileiros, com foco na transformação social.

Também serão realizadas oficinas para os jovens participantes da Mostra e para convidados, que passarão um dia inteiro no Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro. Serão oferecidas 14 oficinas abordando temas como dança, música, literatura, teatro, grafite, circo, vídeo, entre outros. Essas oficinas de intercâmbio darão aos jovens participantes, a oportunidade de experimentar diferentes linguagens artísticas, ampliando os seus universos culturais. A Mostra também promove visitas e intercâmbios culturais dos grupos participantes do evento, com grupos locais, como o AfroReggae e o Nós do Morro.

Para saber mais sobre o evento e conhecer a programação da 3ª Mostra acesse www.juventudearte.org.br/blog/



outras notíciasVer outras notícias